Order:
  1. Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
    O presente trabalho visa demonstrar como a relação entre corpo e alma são indispensáveis para o viver. Para tanto, considera a tese de que o ser animado é uma substância composta de matéria e forma, que também pode ser analisada sob a perspectiva de potência e ato. Neste sentido, o trabalho inicia com a compreensão sobre o que é uma substância, qual tipo de substância é o ser vivo para, em seguida, mediante as definições de alma presentes no livro Β (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O bem como fundamento na filosofia procleana.Suelen Pereira da Cunha - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):127-144.
    A identificação do Uno com o Bem, na filosofia procleana, ao mesmo tempo que permite que haja uma só Causa Primeira de todas as coisas, também apresenta dificuldades quanto à origem do mal. Todavia, apesar das dificuldades oriundas de uma causa única, o que se observa na filosofia procleana é que essa causa se faz necessária em três âmbitos: lógico, henoepistemológico e moral. Diante disso, este trabalho objetiva fazer apontamentos sobre como o Uno-Bem é fundamental nestas três esferas. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Verdades personalizadas ou acerca do nosso poder de decisão em tempos de fake news.Francisca Galiléia P. Da Silva & Suelen Pereira Da Cunha - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e37429.
    Quando os fatos já não se configuram como verificação do real, o discurso pode ganhar um estatuto ontológico independente. Esta horizontalidade entre o fato e o discurso não se dá a salvo de consequências, principalmente quando observada a interferência desse fenômeno em processos de tomada de decisão. É por essa razão que o presente artigo visa refletir sobre o problema da verdade em tempos de uma autonomia nos discursos. Guiando-se pela questão: “como podemos decidir se não sabemos, ao certo, acerca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark